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Antes de São Paulo, Azul quer segundo voo para Porto Alegre

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Objetivo perseguido pela administração municipal, a ligação direta entre Santa Maria e São Paulo não é a prioridade da Azul para este ano. Antes, a companhia aérea quer ampliar a operação com um segundo voo diário para Porto Alegre. Atualmente, os voos acontecem para a capital gaúcha de segunda a sábado, uma vez por dia, chegando às 11h45min em Santa Maria e decolando para Porto Alegre meia hora após a chegada no aeroporto municipal. A partir de março, a rota passará a ser realizada diariamente.

Questionado pela reportagem sobre uma possível ampliação das operações em Santa Maria com um voo direto para São Paulo, o gerente de Planejamento de Malhas da Azul, Vitor Silva, afirma que o objetivo da companhia paulista é, antes de mais nada, realizar um segundo voo diário entre Santa Maria e Porto Alegre. Atualmente, a ocupação média do turboélice ATR, de 70 lugares, que faz a rota, é de 90% dos assentos.

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- Se eu coloco um voo para São Paulo, de forma direta, e tenho outro voo para Porto Alegre, um vai competir com o outro. Eventualmente, vai enfraquecer o voo para Porto Alegre e não vai mais ser interessante na parte rentável. Antes, gostaríamos muito de desenvolver mais um voo para Porto Alegre - afirma o gerente da Azul.

Se a ideia for concretizada, com mais um avião à disposição, seria possível ir e voltar a capital gaúcha no mesmo dia por meio aéreo - algo que não pode ocorrer atualmente.

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INTERESSE DA GOL

Se, por um lado, a Azul não demonstra interesse momentâneo em uma operação direta entre Santa Maria e São Paulo, o trajeto está nos planos da concorrente Gol. A intenção da empresa de operar voos diretos para a capital paulista partindo das cidades de Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas e Santo Ângelo foi apresentada ao governador Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini, pelo diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Ciro Camargo, e pelo assessor da presidência da companhia, Alberto Fajermann. A intenção é realizar os voos a partir do segundo semestre deste ano em jatos Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

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Porém, para isto, o aeroporto municipal irá precisar de ajustes físicos para comportar os passageiros na área de embarque. Uma licitação deve ser lançada ainda no primeiro semestre para realizar uma ampliação e reforma completa do local. No entanto, antes, a prefeitura avalia medidas para realizar a ampliação já nos próximos meses e viabilizar os voos diretos para São Paulo com a Gol.

- Vamos trabalhar com uma movimentação da área interna para aumentar o espaço, diminuindo, talvez, os escritórios. O que estamos discutindo, agora, são as condições técnicas para aterrizagem de aeronaves maiores. Tivemos uma reunião com a Ala 4 para isso. Estamos trabalhando com as questões técnicas - relata o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk.


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